Destaque do Mês


      
A BANDA MARCIAL WILSON PRESTES MIRAMONTES DE VOTORANTIM iniciou-se no ano de 1998 como Fanfarra WPM, no projeto Qualidade de Vida desenvolvido  pelos profissionais da Escola Estadual Professor Wilson Prestes Miramontes e que tinha como parceiro da comunidade o voluntário Marcos Valério Viana. A Fanfarra tinha como objetivos principais ocupar o tempo ocioso dos jovens, dificultando ou até impossibilitando o contato destes com as drogas e em conjunto, oferecer um espaço de lazer para a comunidade local. Nos anos que se seguiram, o número de integrantes subiu sucessivamente, transformando a fanfarra em Banda Marcial.             A BANDA MARCIAL WPM conta com colaboradores que sem sombra de dúvida acreditam no projeto e, junto com o maestro Marcos tornaram esse sonho possível, são eles:


A Prefeitura de Votorantim através de seu Prefeito Jair Cassola;
A Sra. Neli Rocha Godoi - Diretora da Escola Wilson Prestes Miramontes;
A Sra. Beatriz Ferraz - Coordenadora Social;
O Instrutor de Arranjos Pedro Mariano e o
Instrutor de Organização Antônio Silvestre Netto.


            Na ousadia de sonhar, capacidade de concretização de seus objetivos, ânsia em fazer o bem e amor incondicional ao próximo, a Banda cresceu e no ano de 2008 transformou-se na Organização Não Governamental (ONG) Centro de Iniciação Musical (CIMU). Tendo como sua primeira Presidente a Sra. Beatriz Ferraz.
            Uma ONG se define por sua vocação política, uma entidade sem fins lucrativos cujo objetivo principal é desenvolver uma sociedade fundada nos valores da democracia, dos quais podemos destacar: liberdade, igualdade, diversidade, participação e solidariedade.
            Ainda no ano de 2008, a sociedade já demonstrava seu prestígio pela banda. Por meio do Vereador Marcio Aparecido Queiroz - projeto de lei nº 016/08 aprovado em plenário, a ONG CIMU é Declarada Utilidade Pública Municipal, posto este que é alcançado somente pelas mais sérias instituições da cidade.
            No ano de 2009, consagrando-se novamente, a Banda Marcial WPM, em parceria com a Prefeitura de Votorantim, conquista o título de Banda Marcial Municipal Wilson Prestes Miramontes de Votorantim/SP, passando a representar nossa cidade nos festivais e concursos da região;
            No ano de 2010, o então Regente Marcos Valério Viana, por seus trabalhos notáveis com a banda, recebe da Câmara Municipal de Votorantim o Título de Cidadão Emérito
           No ano de 2011, a Banda começa a ser reconhecida internacionalmente. A ONG CIMU foi o único projeto da América Latina reconhecido pela Multinacional Alemã Henkel, através do programa “Make a Impact on Tomorrow” (Faça um impacto no amanhã). A diretoria da ONG viajou até São Paulo, onde recebeu das mãos do Presidente da Henkel, Sr. Julio Muñoz o valor doado pela empresa. Este reconhecimento é importante não só pelo valor em si, mas também porque o projeto passou por uma avaliação do comitê de voluntariado internacional na Alemanha, cujo parecer favorável reafirmou a seriedade e consistência do projeto.


            Em novembro de 2011 a Corporação participou de seu primeiro Campeonato, na cidade de Auriflama (interior de São Paulo), sob a regência do Maestro Thiago Marchi e da Coreógrafa Quéren Souza, a banda conquistou os seguintes títulos: 1º Lugar Corpo Coreógrafo (categoria sênior), 2º Lugar Corpo Musical (categoria sênior) e 2º Lugar Baliza (Francislene - categoria sênior). Nesta estréia os jurados classificaram a execução da música de entrada como "... extremamente empolgante...", sendo aplaudida de pé pela bancada julgadora, após a execução da segunda peça: Los Conquistadores. Em dezembro do mesmo ano, a BAMAVO foi convidada a se apresentar para a Consultora Especial da ONU, Ana Carla Fonseca Reis, que fez uma visita especial ao Brasil.


            Hoje a corporação orgulha-se em ser a mais antiga da região; por ter antigos integrantes que hoje são maestros; por ser uma das corporações com maior número de apresentações do Estado e finalmente por formar a família WPM (Ao participar da Banda, os integrantes são induzidos à lei familiar: os mais velhos cuidam dos mais novos. Isto proporciona integração, amizade, companheirismo, liberdade e o verdadeiro sentimento de família).
            Apresentando seu repertório em vários eventos culturais, valorizando os seus 98 componentes, destacando a faixa de idade que hoje está entre 8 e 25 anos, a Banda é atração de abertura todos os anos na Copa Brasil de Futebol Infantil e nas Olimpíadas Escolares.


OBJETIVOS GERAIS DA BANDA MARCIAL/ONG (CIMU)
  • Preparar as crianças para o desenvolvimento de competências âmbito do manuseamento e utilização adequada de instrumentos musicais;
  • Utilizar a Expressão Musical numa perspectiva interdisciplinar;
  • Fomentar a socialização através da prática musical em conjunto, elevando sua auto estima e dando a oportunidade de ocupar o tempo ocioso das crianças ficando elas assim longe das drogas e das violências das ruas;
  • Desenvolver a capacidade de inovação e de análise crítica, com vista ao exercício da atividade musical.


REPERTÓRIO



Música Popular Brasileira
Música Internacional
Música Pop/Rock
Música Erudita